7 DICAS PARA UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL COM SUA SOGRA

 

1. RECONHEÇA O PORQUÊ

Um dos melhores presentes que você pode dar a seu marido é ESCOLHER não apenas se dar bem, mas realmente desenvolver um amor sincero e tentar compreender sua mãe. 

Porque, por melhor ou pior que seja seu relacionamento com a mãe, ela ainda é e sempre será sua mãe.

Ao investir em seu próprio relacionamento com ela, você está, na verdade, investindo na saúde de seu casamento e de sua família de uma forma poderosa. 

Não só vai mostrar a seu marido o quanto você o ama, mas vai demonstrar a seus filhos como é construir relacionamentos saudáveis ​​com pessoas que podem ... ou não ... ser como você.

2. ENTENDA A LUTA DE SUA SOGRA

Durante todo o primeiro ano de nosso casamento, minha sogra ainda estava comprando cuecas e meias do meu marido!

 Não pude deixar de me perguntar se ela pensava que eu era incompetente como esposa. 

Não foi senão vários anos e um diploma de aconselhamento depois que eu realmente comecei a entender as coisas da perspectiva dela.

 

Nos primeiros 23 anos de vida do meu marido, minha sogra teve uma identidade e um papel muito importantes. 

Ela era a mulher mais importante de sua vida. Ela era quem o amava mais do que qualquer outra mulher no mundo. 

Sua mãe era sua zeladora, quem o nutria, o animava, se preocupava com ele, rezava por ele, esperava por ele, festejava com ele e chorava com ele.

Então, de repente, eu entro em cena. Essa mulher que ela nem mesmo conhece passa de repente para a posição de mulher mais importante de sua vida.

 Sua identidade mudou. Isso é uma coisa ruim? Não, claro que não. Mas é significativo para ela.

UMA MUDANÇA SÚBITA DE PAPEL

E quando nos casamos, assumi muitos dos papéis que ela desempenhou na vida dele. De repente, ela não está cozinhando comida para ele, ou dando um beijo de boa noite nele.

 Esse é o meu trabalho agora. Ela não está se certificando de que ele esteja de meias e cuecas, nem de ouvir falar de seu dia. O papel dela na vida dele mudou completamente.

Adoro o ditado: “Não estou perdendo um filho, estou ganhando uma filha”. E isso pode ser absolutamente verdade quando todas as partes envolvidas trabalham juntas nesta nova versão de sua família. Mas ainda há uma grande perda envolvida.

A identidade e o papel-chave de sua sogra mudaram drasticamente. E é perfeitamente normal que essa transição ... de sua mente e coração ... demore. 

É até normal que ela sofra. Se você buscar entender a evolução da identidade e do papel dela e como isso pode ser difícil, se ela ESTÁ animada em recebê-lo na família ou não, isso irá percorrer um longo caminho. Dê a ela tempo e graça para se ajustar.

3. APRENDA A FALAR A LINGUAGEM DO AMOR DELA

Se você nunca leu The 5 Love Languages de Gary Chapman, é uma surpresa. Isso mudará seus relacionamentos.

 É baseado na ideia de que existem 5 “linguagens” através das quais a maioria das pessoas dá e recebe amor (Palavras de Afirmação, Presentes, Toque Físico, Tempo de Qualidade e Atos de Serviço). 

Embora seja ótimo dar e receber amor de todas as 5 maneiras, para a maioria das pessoas, uma ou duas dessas línguas ressoam mais fortemente e falam o amor com mais clareza. É diferente para cada pessoa.

Minha principal linguagem de amor é Palavras de Afirmação. Eu sei que as pessoas me amam porque elas me dizem com suas palavras.

 Bem, minha sogra não estava tão inclinada. Ela cresceu em uma família na qual eles realmente não verbalizam seus sentimentos. 

Por causa disso, durante os primeiros anos de nosso casamento, achei que ela nem gostava de mim. 

Nenhuma vez durante esse tempo ela disse “Eu te amo” para mim ou me disse algo que gostasse ou apreciasse sobre mim.

E, no entanto, toda vez que ela vinha nos visitar em Cleveland ou íamos vê-los em West Virginia, ela me dava algo.

 Muitas vezes era algum tipo de dispositivo de cozinha ou algum tipo de item útil que ela pensava que eu precisava.

 Às vezes eu achava que ela não tinha confiança em minha habilidade de cuidar da casa. Ela literalmente se formou em Economia Doméstica na faculdade, então sem pressão nem nada. 

UMA PODEROSA REALIZAÇÃO

Então, um dia, do nada, tive uma percepção. A linguagem do amor da minha sogra é Presentes! 

Por vários anos, eu estive esperando que ela verbalizasse algum tipo de aprovação minha, e ela nunca veio.

 Mas, em vez disso, ela me encheu de presentes. De repente, entendi que ela estava me alcançando de uma forma que ela entendia e eu estava sentindo falta disso.

Toda a minha perspectiva de minha sogra mudou em um momento. Minha suposição básica de que ela não gostava de mim mudou para a suposição básica de que ela FEZ e estava fazendo o seu melhor para comunicar isso de uma forma que era natural para ela ... presentes.

Se você quer saber como fazer sua sogra amá-lo, descubra a linguagem do amor dela e comece a expressar amor por ela dessa forma.

COMO VOCÊ DESCOBRE A LINGUAGEM DO AMOR DELA?

Observe o que ela faz com seus filhos (ou netos) em busca de pistas. Ela costuma dizer a eles que tem orgulho deles ou os aprecia? 

Ela é ótima em escolher o presente perfeito ou sempre traz pequenas bugigangas ou doces? 

 Ela é rápida para abraçar e beijar, sempre esfregando as costas ou tocando o ombro? (Toque Físico) 

Ela sempre quer passar um tempo juntos, conversar, fazer um quebra-cabeça, ir às compras juntos? (Tempo de qualidade)

Ou ela gosta quando os filhos ajudam a cozinhar ou começam a lavar a louça? (Atos de serviço) 

Se você não tiver certeza, pergunte ao seu cônjuge. Eles podem até mesmo fazer a avaliação online gratuita em nome dela para ajudar a descobrir.

Depois de fazer isso, tenha a intenção de expressar amor por ela na língua dela, mesmo que ela não retribua ou responda da maneira que você espera.

 Demorou anos, mas minha sogra finalmente começou a não apenas receber amor de mim, mas a falar minha língua também. 

Ela começou a expressar gratidão e até * suspirar * falando sobre seus sentimentos comigo. E eu adorei isso.

4. MUDE SUA MENTALIDADE PARA UMA ESTRATÉGIA DA MESMA EQUIPE

Apenas duas mulheres na história do mundo amarão seu marido como você e sua mãe o amam. 

É algo que vocês dois compartilham de uma maneira única. Você tem a opção de ver sua sogra como sua rival e inimiga OU pode escolher vê-la como uma colega de equipe em uma das coisas mais importantes da sua vida: amar, apoiar e acreditar no seu marido.

 Quando você se permite ver que, em última análise, você e ela têm o mesmo objetivo em mente, você pode reconhecer o valor de abordar sua família a partir de uma mentalidade de equipe.

Quanto mais você a trata como se ela fosse do seu time, maior a probabilidade de ela realmente estar no seu time.

5. DEMONSTRE SEU AMOR E RESPEITO POR SEU FILHO

Uma das coisas mais PODEROSAS que você pode fazer para conquistar sua sogra é amar bem o filho dela. 

Mesmo que você não concorde em tudo, se ela vir que você o ama de verdade, e ele te ama, isso irá cobrir uma infinidade de diferenças.

Deixe que ela veja você expressar amor e afeto por ele. Fale bem dele, esteja ele por perto ou não. 

Diga a ela coisas que você ama e admira nele. Se você notar algo positivo que ele faz e que ela lhe ensinou, pelo amor de Deus, diga! Em última análise, toda mãe deseja que seu filho seja amado. Se ela perceber que você o está amando totalmente, isso pode abrandar o coração dela em relação a você.

6. CONVIDE-A PARA O SEU MUNDO

Uma das coisas mais difíceis que fiz em meu relacionamento com minha sogra foi ser vulnerável com ela. Mas vale muito a pena.

 Nos primeiros anos de nosso relacionamento, eu não tinha   certeza se ela gostava de mim, então eu tentei ficar na defensiva. Mas ter essa postura pode fazer mais mal do que bem.

Lembre-se de que, por mais que você queira que ela goste e aprove, no fundo ela quer o mesmo de você. 

Seja aquele que dá primeiro. Não espere que ela dê o primeiro passo. Mesmo quando for difícil, abra seu coração para ela.

Quando você notar algo que ela fez, agradeça-lhe por isso. Elogie ela. Diga a ela algo sobre você que importa. 

Encontre maneiras de incluí-la e fazê-la se sentir importante para você e sua família.

Envie uma mensagem de texto com uma foto ou um vídeo bonito de seus filhos ou família durante a semana.

 Na verdade, criamos um grupo de texto que inclui os dois grupos de pais e enviamos pequenas atualizações, fotos e vídeos várias vezes por semana. Todos eles adoram!

Convido-a para fazer algo só para vocês dois: ir às compras, almoçar, tomar um café. Faça perguntas para conhecê-la e estar disposto a compartilhar algo sobre você.

Envie-lhe um cartão só porque. Agradeça a ela pelo papel que ela desempenha na vida de sua família.

Envie flores para ela se estiver longe, ou deixe flores para uma ocasião especial ou apenas porque.

Convide-a para eventos importantes na vida de seu filho ou família.

Peça ajuda a ela. Em vez de dizer “não, obrigado", se ela se oferecer para ajudar em algo, deixe-a. 

Se ela se sentir necessária ou desejada por você de alguma forma, isso a ajudará a moldar seu NOVO papel na vida de seu marido e de sua família.

7. OFEREÇA MUITA GRAÇA E PERDÃO

É provável que haja mágoas, falhas de comunicação, desentendimentos e, às vezes, até feridas profundas. Mas não desista dela. Dê graça.

Mesmo que seja difícil, você pode optar por não permitir que a ofensa e a amargura criem raízes. 

Em vez disso, tenha a coragem de perdoá-la, que ela peça ou não. E quando você fizer algo que a machuque, seja intencionalmente ou não, peça desculpas e peça perdão. 

Mostre a ela que você não está parecendo ofendido, mas que a intenção do seu coração é a verdadeira conexão.

POR QUE ISSO IMPORTA

Minha sogra faleceu há apenas 2 meses. Nos últimos 14 anos em que nos conhecemos, tivemos nossos altos e baixos, dores e falhas de comunicação. E eu era tão responsável por causar isso quanto ela.

Mas quando fiquei ao lado da cama em seus últimos dias, vendo minhas filhas darem seus últimos abraços e testemunhar meu marido segurar a mão de sua mãe pela última vez, todos aqueles pequenos aborrecimentos ... e até os maiores ... desapareceram.

Como eu tive a honra de cantar sua música favorita para ela e agradecê-la por quem ela era, prometendo amar seu filho e suas netas de todo o coração, me senti extremamente grata por ela e eu termos optado por superar as coisas difíceis e formar um amor genuíno um pelo outro.

 Porque eu sabia que ela me confiou o coração do filho. 

E nisso, nós dois tivemos paz. O tempo que passamos juntos acabou sendo um presente para nós dois. E por isso sou eternamente grato.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem