10 maneiras de fazer seu casamento durar

 

1 CUIDADO COM AS GRANDES EXPECTATIVAS

Não deixe que suas expectativas sobre como o casamento deveria ser arruine o casamento real, avisa a psicóloga consultora de Pretória, Olga Molebatsi. 

“Talvez você esperasse que seu cônjuge acordasse todas as manhãs e preparasse o café da manhã para você e, quando isso não acontece, você fica ressentido”, diz ela.

O advento da mídia social agravou esse problema, à medida que os casais exibiam seus relacionamentos aparentemente perfeitos online, fazendo com que você se sinta infeliz e mudado, acrescenta a psicóloga Tamara Zanella, sediada em Joanesburgo.

Mas não se esqueça - até mesmo os casais aparentemente perfeitos no Facebook têm seus problemas.

 Assegurar-se de ter expectativas realistas em relação ao seu parceiro e ao seu casamento - e ser claro sobre isso um com o outro - é vital se você pretende manter seu relacionamento saudável e feliz.

2 CULTIVE A INTIMIDADE

“Intimidade - e sexo - é muito importante para manter um senso de conexão”, insiste Tamara. “

No início de um relacionamento, essas coisas acontecem de forma natural e espontânea, mas muitas vezes, à medida que um relacionamento amadurece e passa por fases, há um refluxo e um refluxo na intimidade. É quando os casais precisam fazer um esforço para reviver essa centelha. ”

 É mais do que sexo - é sobre lembrar por que vocês dois se apaixonaram em primeiro lugar.

Os casais precisam ter um contexto especial compartilhado que é separado do resto de suas vidas, diz Larissa Ernst, uma psicóloga clínica sul-africana atualmente baseada na Bélgica. 

“Cumprimos vários papéis - pai, funcionário, filha, filho - e muitas vezes deixamos muito pouco espaço para o papel de parceiro porque os outros têm prioridade”, diz ela.

“Os casais devem criar um espaço que seja puramente sobre seu relacionamento. Talvez contas de e-mail especiais onde você compartilha pensamentos, desejos e fotos, onde vocês podem flertar um com o outro. ”

 Conversas sobre as crianças, a lista de compras e outros arranjos domésticos devem ser proibidos deste bate-papo.

3 NÃO TENHA MEDO DE PERDOAR E ESQUECER

Uma coisa que os casamentos bem-sucedidos têm em comum é a capacidade de recomeçar, diz o psicólogo da Cidade do Cabo Robert Boulle.

 Casais que são capazes de debater as coisas e depois deixá-las ir e seguir em frente tendem a ser mais felizes porque permitem que seu relacionamento mude e cresça, explica ele. 

Olga concorda e acrescenta que, embora as questões precisem ser tratadas quando surgirem, os casais também devem se envolver em atos constantes de perdão.

“As pessoas se machucam, consciente ou inconscientemente, têm conceitos errôneos e às vezes não têm boas intenções. A única maneira de seguir em frente é dominar a arte do perdão. ”

4 É COMO VOCÊ DIZ

“A abordagem é tudo”, diz Olga. “O modo como você diz as coisas pode fazer com que seu cônjuge se sinta seguro ou pode deixá-lo na defensiva.”

 É difícil lembrar disso no calor do momento, mas fará uma grande diferença para sua comunicação se você conseguir dominar isso.

 Também é importante se concentrar no assunto em questão e dizer ao seu parceiro exatamente o que está incomodando você, o mais especificamente possível - o que, é claro, significa que você precisa saber o que é.

“Os casais têm a tendência de se desviar da raiz do problema. Eles vão ter desentendimentos sobre as tarefas quando o verdadeiro problema é que um deles não se sente valorizado ou que não faz sexo há algumas semanas. ”

5 ESQUEÇA A PLANILHA DE PONTUAÇÃO

Querer sempre estar certo é um caminho rápido para não ter uma conversa construtiva. Os casais muitas vezes se tornam combativos e tentam marcar pontos quando discutem, diz Tamara.

“Mas se você quer um relacionamento feliz, é mais importante que ambas as partes sintam que foram ouvidas - porque então, esperançosamente, ambas sentirão que 'venceram' de alguma forma.

6 TÊM DE TRÁS UM DOS OUTROS

Por mais que cada parceiro precise ter sua própria vida, os casais também precisam saber como trabalhar juntos como uma equipe, diz Robert.

Apoiar um ao outro todos os dias - observando as crianças para que seu parceiro possa correr, por exemplo - é importante para manter uma parceria saudável, diz Tamara.

 “Mas o suporte não se trata apenas de coisas práticas, mas também de questões emocionais.”

Se, por exemplo, seu parceiro está passando por um momento difícil no trabalho e não há realmente nada que você possa fazer para ajudar, apenas estar lá para ele emocionalmente - permitindo-lhes desabafar ou distraí-los, se for necessário - fará maravilhas.

7 FAÇA AUDITORIAS REGULARES

Olga sugere que você pense em seu casamento como uma instituição que precisa de auditorias regulares.

 “Vejam como vocês estão como casal. Se você tem passado por um bom espaço ultimamente, pense no que contribuiu para isso. Como estão suas finanças? O quê precisa ser melhorado? O que deve permanecer igual? O que precisa mudar completamente? ”

Se você acha difícil falar sobre essas coisas ou não consegue concordar com elas, considere procurar aconselhamento.

 “Lembre-se de que você não faz a manutenção de um carro depois que ele parou de se mover - você faz a manutenção de um carro enquanto ele ainda está em movimento para que continue andando.”

8 SEJA CLARO E ESPECÍFICO SOBRE SUAS NECESSIDADES

“A maioria das pessoas tende a expressar suas necessidades indiretamente ou de uma forma que culpe o outro - você nunca me compra flores, por exemplo”, diz Larissa. 

“Outros esperam que seus parceiros saibam o que querem - isso geralmente é expresso como 'se ele me ama, deve saber o que eu gosto / quero'.”

Se você deseja que suas necessidades sejam satisfeitas, você precisa expressá-las claramente, diz ela. 

A expressão eficaz de uma necessidade tem três componentes: o que você quer, por que é importante para você e como você se sentirá se for atendido.

“Por exemplo: 'Eu apreciaria se você fizesse o jantar uma noite por semana. Eu me sinto sobrecarregada com todas as tarefas domésticas e isso me daria a chance de arrumar a roupa um pouco mais cedo. '”

9 VÁ COM O FLUXO

Aceite que existe um fluxo e refluxo natural no casamento, diz Robert. Quando as coisas não estão indo tão bem, confie que elas irão melhorar.

Haverá momentos em que você não se sentirá tão perto e isso não será o fim do mundo. Dê espaço ao seu parceiro quando ele precisar e aceite que às vezes ele está trabalhando por conta própria.

“Há um ritmo natural de proximidade e distância no casamento”, diz ele. “Aceitar isso e falar sobre seus sentimentos conforme as coisas acontecem é útil.”

10 MOSTRAR APRECIAÇÃO

“Todos nós precisamos ouvir que somos apreciados, que nossos esforços são vistos, que somos valorizados, que nossos pontos fortes são reconhecidos”, diz Larissa.

 “Isso cria uma conexão e proximidade em um relacionamento. Isso nos faz sentir mais seguros e torna mais fácil ser vulnerável. ”

 Ela recomenda elogiar e reconhecer seu parceiro regularmente para garantir que eles saibam que são valorizados.

“Diga ao seu parceiro quando sentir orgulho dele, o que você aprecia nele, o que o torna uma boa mãe ou pai”, diz Larissa. “Não diga isso uma ou duas vezes. Deve ser uma parte contínua de sua comunicação um com o outro.

 

 

 




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem