Lembra-se do filme Fenômeno de 1996 de John Travolta ? Não? Bem, tudo bem - nem eu. Mas lembro - me do trailer , em que Travolta é eletrocutado por uma luz misteriosa e acorda com o poder de ler 2 a 3 livros por dia.
Claro, ele pode fazer muitas outras coisas também, como mover coisas com a mente. Mas era da leitura dinâmica que mais invejava.
Como alguém que atualmente está se afogando em sua enorme pilha de TBR, mais de uma vez desejei poder aprender a ler mais rápido durante a noite.
Não importa o quão rápido você seja um leitor, entretanto, estou disposto a apostar que em algum momento de sua vida você desejou poder ler ainda mais rápido.
É um dilema antigo para todos, na verdade: tantos livros, tão pouco tempo. Como você pode superá-los mais rapidamente?
Você pode ficar tentado a pensar que, se não começar cedo o suficiente, será tarde demais.
Mas isso simplesmente não é verdade, e minha própria vida de leitura é a prova disso. No ano passado, li a maior quantidade de livros que já li, quebrando o recorde anterior em dez e superando minha meta para o ano.
Em parte, isso aconteceu porque eu reservei mais tempo para a leitura, mas também não teria sido possível se eu não tivesse realmente lido mais rápido também.
Muitas “dicas são truques” de leitura dinâmica contornam os limites da legitimidade. Coisas como não ler a página inteira ou pular capítulos menos importantes são prejudiciais ao nosso objetivo real de desfrutar de mais livros.
Não estou tão interessado nisso. Em vez disso, aqui estão algumas dicas para ler mais rápido que não exija que você economize na compreensão:
1. LEIA OU ESCANEI O TEXTO PRIMEIRO.
Eu fiz o Programa de Aprendizagem e Leitura Rápida de Sete Dias da Evelyn Wood no colégio, pensando que resolveria todos os meus problemas.
Quando sugeri passar primeiro por todo o texto, achei que sim. Fazer o mesmo trabalho duas vezes parecia o oposto de ir mais rápido.
BOLETIM INFORMATIVO DE OFERTAS DE LIVROS
Mas a leitura superficial e a varredura , duas técnicas que envolvem procurar primeiro apenas as informações mais relevantes, irão prepará-lo para o que está por vir.
Como você já está familiarizado com as partes principais do texto, não será atrasado por partes confusas ou surpreendentes quando chegar a elas em sua leitura.
Lembre-se de que, embora folhear e escanear funcione melhor para a não-ficção, também pode ser aplicado à ficção.
Em um romance, folheie o capítulo para o desenvolvimento do personagem, os pontos-chave do diálogo e os principais pontos da trama.
Em seguida, leia em um ritmo mais rápido do que normalmente faria.
2. PARE DE SUBVOCALIZAR.
A subvocalização é de longe o fator mais comum para desacelerar nossa leitura. É como a maioria de nós lê - “falando” as palavras em nossas cabeças.
Isso diminui a velocidade de nossa leitura para a velocidade de fala, que geralmente é de cerca de 300 palavras por minuto. Passo de caracol!
Seus olhos e cérebro são realmente capazes de processar palavras muito mais rápido. Tente fazer isso como um experimento:
Ao interromper essa voz em sua cabeça, você pode quase dobrar seu ritmo de leitura.
Se você subvocalizar, parar é o truque para aprender a ler mais rápido. Já faz algum tempo que estou tentando parar com esse hábito.
A coisa mais fácil a fazer é estar consciente disso e se distrair de alguma forma. Você pode usar o dedo para seguir as palavras, ouvir música ou mascar chiclete.
3. LEIA FRASES, NÃO PALAVRAS
Uma habilidade igualmente difícil de aprender é compreender frases ou trechos de texto de uma vez, em vez de palavras individuais.
Mas o alcance do seu olho tem 1,5 polegadas de comprimento , o que significa que você pode ler até nove palavras por vez!
Olhar para cada cinco palavras ou mais permitirá que você compreenda mais de uma vez e reduza a sublocalização.
Porém, assim como tudo o mais, será necessário algum treinamento para fazer isso bem. Eu não sugeriria começar com coisas realmente importantes como livros didáticos.
4. SAIA DE RELER
Uma das maiores dificuldades para mim durante a leitura era que eu estava constantemente voltando para reler frases ou parágrafos que eu não entendia ou queria entender mais completamente.
Achei que, se não entendesse ou entendesse totalmente cada linha de um romance ou texto, o livro inteiro não faria sentido.
Eventualmente, percebi que não estava realmente ganhando muita compreensão quando reli.
As passagens ou palavras confusas eventualmente faziam sentido no contexto, ou não eram necessárias para a minha apreciação do livro.
De acordo com esta postagem de Tim Ferriss, autor de The Four-Hour Work Week , “O sujeito não treinado se envolve em regressão (releitura consciente) e retrocesso (releitura subconsciente por meio de fixação incorreta) por até 30 por cento do tempo total de leitura. ” Isso é muito significativo.
Deixe de ter que compreender totalmente tudo o que está sendo dito ou acontecendo, e você parará de perder tempo recapitulando lugares onde já esteve.
5. LEIA MAIS
Como acontece com todas as atividades dignas, a leitura é uma habilidade que leva tempo para ser desenvolvida.
Quanto mais você fizer isso, melhor você se tornará. Eu costumava pensar que definir metas de leitura diárias ou anuais era uma tolice.
Ler não deve ser uma corrida. Mas descobri que definir metas me obriga a reservar mais tempo para a leitura. E quanto mais livros eu leio, mais rápido eu começo a lê-los.
Claro, lembre-se sempre de que a melhor maneira de curtir um livro é lendo no seu próprio ritmo.
Embora ser John Travolta em Phenomenon possa parecer ótimo, eu nunca gostaria de ser alguém que lê 1.800 palavras por minuto só porque eu posso.
A literatura é feita para ser saboreada, e se você passar horas incontáveis em uma história realmente ótima, quem se importa?
Sempre haverá livros demais no mundo, e somente até certo ponto. Melhor aproveitar ao máximo os livros que você realmente deseja do que tentar folhear um monte de livros que você não deseja.