Não há como negar que o marketing de vídeo tem aumentado nos últimos anos, tornando-se cada vez mais popular e acessível para as marcas.
Embora sites populares como TikTok, Facebook e Instagram e seu site sejam ótimos lugares para investir, criar um canal no YouTube pode ser o melhor lugar para promover sua marca, já que os indivíduos passam um bilhão de horas por dia assistindo a vídeos nesta plataforma.
Frequentemente referido como o 'segundo maior motor de pesquisa' do mundo, o YouTube pode ajudar as pessoas a encontrarem o seu conteúdo rapidamente e a aumentar o envolvimento - se conhecer alguns truques e compreender os fundamentos da criação de vídeos criativos .
Aqui estão 10 das melhores dicas para desenvolver seu canal no YouTube.
1. Crie seus vídeos em torno de uma única palavra-chave / tópico
Construir seu vídeo em torno de um único tópico ou palavra-chave é a melhor maneira de direcionar o tráfego e aumentar seu público no YouTube.
Os profissionais de marketing que não conhecem o SEO correm o risco de perder essa etapa para classificar os vídeos, mas é crucial incluí-la se você quiser que seus vídeos tenham o máximo de espectadores.
Use uma ferramenta de palavras-chave como KeywordTool.io , que é específica do YouTube, para procurar as palavras-chave mais pesquisadas no nicho que você deseja atingir.
É importante escolher a palavra-chave antes de criar o conteúdo do vídeo, pois isso o ajuda a construir as melhores informações sobre esse tópico específico.
Também ajuda você a se lembrar de incluir sua palavra-chave naturalmente em todo o conteúdo, para que o YouTube a pegue quando legendas forem adicionadas.
Depois de escolher uma palavra-chave, verifique os vídeos que atualmente são classificados para aquele tópico para ter certeza de que você está no caminho certo em termos de intenção e sempre otimize seu título e descrições.
Ao fazer isso, você irá gerar mais tráfego de pesquisa com SEO no YouTube.
2. Reutilizar o conteúdo de melhor desempenho existente
Obviamente, a melhor maneira de desenvolver seu canal no YouTube é criar e distribuir ótimo conteúdo .
Mas esse conteúdo nem sempre precisa ser criado do zero. Alguns de seus melhores vídeos podem ser criados a partir de conteúdo envolvente, valioso, útil e prático que você já possui.
Muitas pessoas vão ao YouTube para encontrar respostas e tutoriais de como fazer, especialmente durante a pandemia COVID-19, onde as pessoas assistiram a 4 bilhões de horas de vídeos 'como fazer' em apenas um ano.
Portanto, o conteúdo que resolve problemas para o seu público é uma ótima maneira de direcionar o tráfego.
Realize uma auditoria de conteúdo para descobrir os blogs, guias e outras peças de alto desempenho que você tem atualmente e pense em como direcioná-los para criar vídeos relevantes e envolventes.
Lembre-se de que os vídeos de maior sucesso no YouTube geralmente duram de um a cinco minutos , então não sinta que precisa fazer um filme ou escrever um romance. Mantê-lo curto e doce.
3. Envolva-se com seu público
É importante não esquecer o fato de que o YouTube é um canal de mídia social e, portanto, exige interação social.
Se você está apenas postando vídeos sem encorajar comentários e discussões, está perdendo um truque.
O YouTube recompensa os canais com grande envolvimento, incluindo tempo geral gasto no canal, tempo de exibição, gostos e não gostos e, o mais importante, comentários.
Portanto, tente responder a todos os comentários que você receber (se possível!) E incentiva os usuários a se envolverem com solicitações de áudio / visuais.
Você também pode reservar um tempo para visitar outros canais e se envolver, pode ser uma marca semelhante à sua ou simplesmente uma que você admira.
Nem sempre espere que o público tome a iniciativa. Poste perguntas ou comentários que podem impulsionar o envolvimento, fazendo perguntas relevantes ao conteúdo ou mesmo apenas perguntando qual conteúdo eles gostam de ver em seu canal ou gostariam de ver mais.
Além disso, certifique-se de agradecer às pessoas por compartilhar no Youtube e outros canais.
Pense em usar um painel de distribuição e envolvimento de conteúdo social para ajudá-lo a acompanhar as principais métricas de envolvimento no YouTube.
4. Obtenha sua marca
Portanto, seu conteúdo pode ser ótimo, mas seu canal parece atraente?
Se você deseja que os visitantes levem seu canal do YouTube a sério e se inscrevam, você precisa ter uma aparência profissional.
Melhorar a marca social da sua organização ajudará os usuários a reconhecer imediatamente o seu conteúdo.
Portanto, se você tem um blog ou site, provavelmente já tem algum tipo de aparência para se diferenciar de outras pessoas e / ou empresas.
Portanto, faz sentido levar essa marca para seu canal do YouTube. Aqui está um exemplo do titã dos jogos Nintendo com 8,12 milhões de assinantes, eles fornecem ótimo conteúdo sobre jogos e consoles que apresentam pequenos vídeos de jogabilidade e trechos de bastidores.
Além do branding visual, não se esqueça de adicionar URLs personalizadas ao cabeçalho do canal - e escreva uma biografia interessante sobre quem você é e sobre o que tratam seus vídeos.
5. Promova seus vídeos do YouTube em outros canais sociais
Uma das coisas maravilhosas sobre a mídia social é que você pode fazer promoção cruzada de conteúdo em diferentes canais.
Promover seus vídeos do YouTube em seus outros canais sociais é a maneira mais fácil de aumentar seu público.
De acordo com Digital 2021: Relatório de visão geral global , há uma sobreposição significativa de usuários em plataformas de mídia social, com o YouTube vendo um envolvimento enorme de mais de 90% entre os usuários de todos os canais principais.
Isso significa que é um canal a ser considerado quando se trata de atividades de marketing e engajamento.
Sobreposições de usuários de mídia social
Então pense em quais canais você está? Facebook, Linkedin, Instagram, TikTok? Há muitos para escolher e muitas ótimas ideias para vídeos de mídia social .
E se houver um canal (como o Facebook) no qual você deseja postar vídeos diretamente, você sempre pode fazer um teaser para o vídeo completo no YouTube para obter o envolvimento ideal em todos os canais.
Além disso, não se esqueça do seu blog; você pode postar seus vídeos lá também! E se você tiver um podcast , ele pode funcionar perfeitamente com seu canal do YouTube.
6. Mostre-se e destaque-se
Se você administra o YouTube sozinho ou em uma pequena organização, pode ser extremamente benéfico personalizar o canal participando de vídeos.
Quando você dá um rosto a uma marca, seu público pode se conectar mais facilmente com você como indivíduo.
Isso é especialmente importante para vloggers; treinadores de fitness, vida ou negócios; e solopreneurs.
Cada vídeo que você faz não precisa incluir seu rosto, mas você deve apresentar regularmente o suficiente para envolver seu público.
Além disso, se você é esse tipo de YouTuber, use uma foto sua em seu canal (não seu logotipo). Veja o exemplo abaixo do guru de marketing Adam Erhart.
Canal de Adam Erhart no YouTube
7. Publique ótimas miniaturas e aproveite os cartões do YouTube
Eles podem parecer uma coisa pequena (bem, eles são), mas as miniaturas podem ter um grande impacto.
O YouTube anuncia outros vídeos por meio de miniaturas em sua barra lateral, então você quer que o seu se destaque entre os demais.
O mesmo vale para a pesquisa do YouTube. Vídeos com um título cativante e uma miniatura atraente geralmente têm uma classificação mais alta, mesmo que o conteúdo em si não seja tão valioso porque eles têm uma taxa de cliques (CTR) mais alta.
Para obter seu CTR onde deve estar, tente usar táticas como áreas destacadas, setas, texto grande e imagens inesperadas ou atraentes. Veja os exemplos abaixo de Neil Patel.
Sabemos que o YouTube recompensa os canais que mantêm os espectadores em suas páginas por mais tempo.
Esses tempos médios de exibição mais longos significam que as pessoas estão envolvidas com seu conteúdo.
(Você pode ver quanto tempo as pessoas permanecem em seus vídeos usando o YouTube Analytics ).
Ao adicionar cartões do YouTube , você pode incluir links para outros vídeos ou conteúdo relevante no ponto exato em que os usuários desistem.
Há uma variedade de tipos de cartão para escolher, como lista de reprodução, votação ou doação e você pode apresentar 5 cartões por vídeo que aparecem como uma caixa retangular ou teaser no canto direito do vídeo.
Embora os usuários possam abandonar o vídeo que estão assistindo, eles serão direcionados para seu outro conteúdo e permanecerão em seu canal, aumentando sua classificação.
8. Push for Subscriptions
Uma das maneiras de você ter certeza de que os espectadores se envolvem com seu canal é quando eles se "inscrevem" para ver os novos vídeos postados.
Peça aos espectadores que se inscrevam em seu canal em cada vídeo que você enviar e mantenha o envolvimento com os usuários inscritos existentes.
(Você pode ver sua lista de assinantes, aqui ). Aqui está um exemplo de como o botão de inscrito pode aparecer em um vídeo:
Inscreva-se no YouTube
Nunca pague por assinantes. Isso só vai diminuir o seu engajamento e prejudicar a autenticidade da sua conta no longo prazo.
Lembre-se, se você não pedir a seus espectadores para se inscreverem, você pode estar perdendo muitos seguidores em potencial.
Afinal, quanto mais assinantes você conseguir, mais chance terá de aumentar o tempo de exibição no YouTube.
9. Aumente sua frequência de upload
Isso pode parecer intimidador no início, mas para aumentar seu público, você precisa aumentar a frequência de postagem para pelo menos um vídeo por semana.
Não se preocupe; você não precisa de uma empresa de design ou grande empresa de publicidade para fazer isso. Os smartphones de hoje oferecem excelente capacidade de gravação de vídeo, e ferramentas como o Animoto tornam a edição de vídeos fácil para criar conteúdo de vídeo dentro do orçamento.
A consistência é de extrema importância. Tente postar no mesmo horário todos os dias ou semanas (dependendo da sua frequência) e mantenha seus assinantes atualizados sobre quando novos vídeos chegarão.
Em seguida, siga sua programação.
10. Torne-se um especialista em vídeo social (e YouTube)
O vídeo como formato de conteúdo continua crescendo cada vez mais.
De acordo com o relatório ' The State of Video Marketing' , 86% das empresas usam o vídeo como ferramenta de marketing e 87% dos profissionais de marketing relatam um ROI positivo em seu desempenho.
À medida que o público se torna mais visual e plataformas como o TikTok crescem em popularidade, os profissionais de marketing devem entender a função do vídeo e como usá-lo de maneira eficaz em todos os canais de mídia social.
Com o curso de Mídia Social e Marketing certificado pela DMI , você aprenderá como configurar e gerenciar com sucesso um canal no YouTube e criar estratégias que façam seu canal se destacar da multidão.
Você também entenderá como o vídeo se encaixa em sua combinação de conteúdo em todas as plataformas, construa seu público online e use publicidade e análises para campanhas visuais de sucesso.