10 países mais poluídos do mundo

 

1. Bangladesh

Bangladesh é o país mais poluído do mundo, com uma concentração média de PM2,5 de 83,30, abaixo dos 97,10 em 2018.

 Os principais poluentes ambientais do país são a poluição do ar e da água, contaminação do lençol freático, poluição sonora e resíduos sólidos.

 Dhaka City é uma das cidades mais poluídas do mundo. Em termos de poluição do ar, a maior fonte de Bangladesh é a indústria de fabricação de tijolos , que emprega um milhão de pessoas e cria 23 bilhões de tijolos todos os anos. 

Os fornos usados ​​na fabricação de tijolos queimam madeira ou carvão e criam grandes quantidades de fumaça e poeira. 

Devido ao aumento da demanda por tijolos, espera-se que a indústria de fabricação de tijolos cresça mais, levando a mais poluição do ar.

2. Paquistão

O segundo país mais poluído do mundo é o Paquistão, que tem uma concentração média de PM2,5 de 65,81.

 Os níveis de AQI em Punjab estiveram consistentemente entre as classificações de "quase insalubre" ou "muito insalubre" durante a maior parte de 2019 e até chegaram a 484.

 O Paquistão está enfrentando poluição crescente devido ao número crescente de veículos nas estradas, perdas em grande escala de árvores, fumaça de fornos de tijolos e siderúrgicas, e a queima de lixo. 

O ministro das mudanças climáticas do Paquistão culpou a Índia pela poluição atmosférica do Paquistão; no entanto, os cidadãos paquistaneses culpam seu governo por simplesmente não fazer o suficiente para monitorar ou combater a crise.

3. Mongólia

A Mongólia é o terceiro país mais poluído do mundo. A concentração média de PM2,5 da Mongólia é 62,00.

 A maior fonte de poluição na Mongólia é a queima de carvão e outras biomassas, como madeira ou resíduos de colheitas, em fogões. 

Na capital da Mongólia, Ulan Bator, as infecções respiratórias aumentaram 270% nos últimos dez anos, e as crianças que vivem na capital têm função pulmonar 40% menor do que as que vivem em áreas rurais. 

Cerca de 70-90% das mães grávidas tratadas em um centro de saúde da família na Mongólia são afetadas negativamente pela poluição do ar. 

Bebês de apenas dois dias de idade estão sendo diagnosticados com pneumonia ou outras doenças respiratórias.

4. Afeganistão

O Afeganistão é o quarto país mais poluído do mundo, com um nível médio de PM2.5 de 58,80. Em 2017, os números mostram que a poluição do ar era mais perigosa do que a guerra no Afeganistão .

 Naquele ano, cerca de 26.000 pessoas perderam suas vidas devido a doenças relacionadas à poluição do ar, enquanto 3.483 pessoas perderam suas vidas devido a conflitos. 

Cerca de 80% da água potável no Afeganistão também está poluída devido à baixa pluviosidade, uso irregular de água subterrânea e infraestrutura insuficiente nas cidades. 

A falta de água potável normalmente resulta em intoxicação alimentar.

5. Índia

A Índia é o quinto país mais poluído do mundo, com uma concentração média de PM2,5 de 50,08. 

Das 30 cidades mais poluídas do mundo, 21 delas estão localizadas na Índia. A cidade mais poluída da Índia e do mundo é Kanpur , onde a faculdade de medicina da cidade recebe cerca de 600 pacientes com doenças respiratórias por mês. 

Os níveis de poluição insalubre da Índia vêm de fontes como veículos, queima de carvão e madeira, tempestades de poeira e incêndios florestais. 

Délhi, A região da capital da Índia, é famosa por alguns dos piores voos da Índia, forçando o cancelamento de voos, causando acidentes de trânsito, fechando escolas e até tornando verdes as paredes de mármore branco do Taj Mahal.

 As áreas rurais são tão, senão mais, afetadas pela poluição na Índia, já que dependem de coisas como madeira e esterco para cozinhar e aquecer e ainda praticam a queima de restos de colheitas .

6. Indonésia

A concentração média de PM2,5 da Indonésia é 51,71. Cerca de 250.000 pessoas morrem na Indonésia todos os anos por causa da exposição à poluição, a quarta maior mortalidade prematura devido à poluição no mundo.

 Milhões de crianças são expostas a má qualidade do ar todos os anos, fazendo com que faltem à escola e levando a possíveis danos físicos e cognitivos ao longo da vida. 

Algumas décadas atrás, a qualidade do ar da Indonésia era considerada uma das mais limpas do mundo, embora seja a sexta mais poluída do mundo atualmente.

7. Bahrein

O quinto país mais poluído do mundo é Bahrein, que tem uma PM2,5 média de 59,80. Bahrein tem a pior poluição atmosférica do Oriente Médio.

 Um país do Golfo como o Bahrein pode não sofrer com a poluição causada por usinas de carvão ou outras atividades humanas vistas nas cidades, mas sim com as tempestades de areia e poeira que podem gerar vários produtos químicos nocivos e até materiais radioativos de lugares tão distantes como o Saara.

8. Nepal

O sétimo país mais poluído do mundo é o Nepal. A concentração média de PM2,5 do Nepal é 44,46. Cerca de 35.000 pessoas morrem anualmente no Nepal devido a doenças causadas pela poluição do ar.

 Cerca de 1 em cada 10 nepaleses agora sofre de um problema pulmonar crônico, como bronquite ou enfisema, devido à piora das condições do ar no Nepal.

 Espera-se que um bebê nascido hoje no Nepal tenha uma expectativa de vida de dois anos a menos devido exclusivamente a problemas causados ​​pelo ar.

 Na capital do país, Katmandu , 80% dos veículos rodoviários são motocicletas, um dos maiores poluidores urbanos, além das olarias.

9. Uzbequistão

A concentração média de PM2,5 do Uzbequistão é de 41,20. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Uzbequistão tem a terceira maior taxa de mortalidade associada à poluição externa do mundo. 

A qualidade do ar no Uzbequistão, especialmente em torno de Tashkent, é melhor durante a primavera e o verão e pior durante as temperaturas mais frias. 

Grande parte da poluição do país vem da má gestão da água, uso pesado de produtos químicos agrícolas, tempestades de sal e poeira, fábricas e emissões de automóveis (apenas em Tashkent e Farghona).

10. Iraque

O Iraque tem a décima pior poluição do ar, com uma concentração média de PM2,5 de 39,60.

 Os contribuintes da baixa qualidade do ar do Iraque são as emissões de veículos, poluição induzida pela guerra, geradores de energia e pequenos incêndios, principalmente em refinarias de petróleo e gás. 

Em 2016, os pesquisadores descobriram que a exposição à poluição induzida pela guerra, incluindo explosões e queima de lixo militar, é uma causa de deficiências congênitas e câncer.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem